Dúvidas Frequentes

A quanto equivale 1m³ de consumo de água?
Um metro cúbico equivale a 1.000(mil) litros de água.

Como tiro uma segunda via de minha fatura?
A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site (www.saaemacaubas.ba.gov.br) no menu de 2ª via. Para isso o usuário deve ter o cadastro atualizado com CPF, a impressão também pode ser realizada nos postos credenciados do SAAE e no setor de atendimento ao público no SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigente.

Como incluir/excluir minha conta de água em débito automático?
O consumidor que deseja incluir/excluir sua conta em débito automático precisa dirigir-Se ao auto atendimento do Banco do Brasil S/A, pelo aplicativo do Banco do Brasil de posse da fatura que desejar inserir, informar o código 3137 do convênio BB/SAAE ou no escritório do SAAE, setor de atendimento do usuário, apresentar fatura que deseja incluir/excluir com cadastro atualizado e solicitar/preencher formulário de autorização/exclusão de Débito em Conta para sua conta de água.

A data de vencimento da fatura pode ser alterada?

Sim. Para isso o usuário deve estar munido de uma conta para informar o número da inscrição e o CPF (o cadastro deve estar atualizado junto ao SAAE). Temos disponibilidade de 06 (seis) datas diferentes, exceto para as contas em débito automático ou com entrega em endereço diferente da ligação.

Onde e como posso pagar minha fatura de conta de água?

NOS POSTOS DE AGENTES ARRECADADORES CREDENCIADO PELO SAAE – De posse da fatura se dirigir diretamente ao caixa do agente.

POR CÓDIGO DE BARRA – De posse da sua fatura digitar ou com leitor ler o código de barra da mesma em qualquer unidade de atendimento pelo banco do Brasil S/A.

PAGAMENTO COM DÉBITO EM CONTA – Os consumidores interessados nessa  opção de serviço, deverão ligar para o SAAE e adquirir maiores informações.

 PAGAMENTO POR PIX – De posse da fatura com impressão do código QR CODE.


Paguei minha fatura em duplicidade, o que devo fazer?
As restituições por pagamento duplicado são efetuadas automaticamente como crédito em contas futuras.

Quantos dias são necessários para realizar a leitura do consumo?
A leitura deve ser efetuada em intervalos entre 27 (vinte e sete) e 33 (trinta e três) dias.

Como faço para alterar o nome na minha fatura de água?
Para mudança de nome na fatura, o SAAE solicita que o novo proprietário/USUÁRIO compareça no atendimento ao público e traga além de cópias documentos de identificação (RG e CPF), cópias também dos seguintes documentos:
No caso de alteração de proprietário: cadastro atualizado, Escritura ou Contrato de Compra e Venda do imóvel, certidão de casamento atualizada ou termo de doação.
No caso de alteração para inquilino: Contrato de locação vigente, sendo que após findo o prazo do contrato, a fatura retornará automaticamente para o nome do proprietário.

Quantas contas vencidas são necessárias para haver o corte da ligação de água?
A partir de uma conta em atraso, após decorridos o prazo de 30(trinta) dias do vencimento da fatura, desde que o imóvel já tenha sido notificado. Procure manter suas contas em dia e evite transtornos.

Quem define o valor da tarifa aplicada pelo SAAE?
São determinadas por Decreto do Executivo Municipal por se tratar de uma Autarquia Municipal, são definidas e justificadas pelo autossuficiência da autarquia.

Como é feito o cálculo do consumo?
A forma de cobrança do consumo de água é medido, e a cobrança é por faixa de consumo, as tabelas tarifárias são em cascata, considerando a quantidade de m consumido dentro de cada  faixa para determinar o valor final.
Cada faixa tem um valor diferente para o m³, que vai aumentando gradualmente de acordo o consumo e alterando também as faixas.

Consumo e faixas de 1 a 10 (1ª faixa) 11 a 20 (2ª faixa) 21 a 30 (3ª faixa) de 31 a 40 (4ª faixa) de 41 em diante (5ª faixa). As tabelas para as faixas de consumo são divididas em 02(duas categorias A e B e as tabelas apresentam valores diferentes, a categoria A por ser determina a consumo humano, os valores das tarifas são menores. Tabela vigente disponível no site oficial do TARIFAS/SERVIÇOS SAAE(www.saaemacaubas.ba.gov.br)

 Exemplo o usuário que consumir entre 1 e 10m³ (1ª faixa) de água no mês, pagará o consumo x valor do m3 da faixa mais taxa de manutenção e assim sucessivamente para os demais consumos e faixas. Se o consumo do usuário for zero o mesmo só pagara a taxa de manutenção da tabela vigente.

O SAAE fez o faturamento pela média de consumo. Isso está correto?
Sim dificilmente, impedimento comprovado de acesso ao mesmo ou nos casos fortuitos e de força maior, o SAAE pode determinar o volume consumido com base na média aritmética dos consumos faturados nos últimos 6 (seis) meses (art. 57 que dispõe sobre o regulamento dos serviços públicos de água (Decreto 016/2001 de 16/03/2001).

Para que serve a caixa d’água?
A caixa d’água ou reservatório doméstico tem duas finalidades: Uma delas é “quebrar” a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento da água pelo SAAE, por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.

Por que trocaram meu hidrômetro?
O hidrômetro é um aparelho que mede continuamente o volume de água consumido. Como qualquer outro equipamento mecânico, sofre desgaste e pode perder a exatidão na medição de acordo com as condições de conservação e com o tempo de uso.
Para garantir a leitura correta do consumo mensal de água, e combater o desperdício, o SAAE mantém um programa permanente de substituição e adequação de hidrômetros (medidores de água).
A substituição do hidrômetro antigo por um novo é totalmente gratuita e executada por uma equipe devidamente uniformizada com identificação em imóveis com medidores em uso há mais de cinco anos.
Esta ação tem como referência a Portaria 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – o INMETRO.

Os ponteiros do hidrômetro de meu imóvel não param de girar, mesmo fechando o registro do usuário. O que eu faço?
Se mesmo fechando o registro do usuário a água continua passando é indicio de que o registro (torneira que veda a passagem de água) não está funcionando corretamente. A melhor opção é solicitar a troca do registro.
Após a troca do registro, é aconselhável que o usuário procure um encanador de sua confiança, para sanar um possível vazamento interno.

Após fazer a troca do hidrômetro, o meu consumo pode aumentar?
Com o passar do tempo, as engrenagens do hidrômetro desgastam, fazendo com que a sensibilidade diminua, sendo necessária a troca. Por isso, é possível que logo após a troca, ocorra uma elevação no consumo, devido ao equipamento ser novo e com sensibilidade adequada, registrando as reais vazões e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos não registrados anteriormente.

Quais as principais causas que levam a população ao desperdício de água?
Além de consumo sem consciência, o desperdício pode ser causado por problemas de vazamento na tubulação interna, torneiras gotejando ou válvulas/caixas de descarga com defeito.

O que fazer quando se identifica um aumento injustificado do consumo em uma fatura?
O usuário deverá verificar suas instalações internas e se há vazamentos em seu imóvel. Se não encontrar nenhum vazamento, deve procurar o SAAE setor de atendimento ao usuário para atendimento presencial ou pelos telefones 77 9 9821 9190 (WhatsApp), 0800 284 2004 para esclarecimento de dúvidas.

Em caso de vazamento interno localizado e sanado, o SAAE pode recalcular a minha conta?
Nos casos de vazamentos internos sanados, o usuário, munido de documentos originais comprobatórios de reparo do vazamento nas instalações do imóvel, tais como notas fiscais de serviços e materiais utilizados, recibo do encanador/pedreiro, fotos e demais documentos que julgar necessário para a comprovação, deve dirigir-se ao Atendimento Presencial do SAAE.
O prazo para o usuário requerer a revisão das contas por vazamentos internos sanados até o vencimento da fatura em questão. As faturas do período mencionado acima poderão, após análise, ser recalculadas pela média de consumo anterior (em m³).

Sou obrigado a ligar meu imóvel à rede de água e esgoto da rua?
Nas localidades onde há rede de água/esgoto disponíveis, de acordo com a Lei Federal do Saneamento (11.445/07), a conexão à rede é obrigatória e dever do usuário. A coleta e o tratamento de esgotos são essenciais para o meio ambiente, para a saúde pública e bem-estar de sua família. Se o seu imóvel não estiver conectado à rede, solicite imediatamente sua ligação.

Água de chuva pode ir para a rede coletora de esgoto?
Não, a água de chuva e o esgoto devem ser separados. A água de chuva deve seguir para a galeria de águas pluviais ou, na inexistência desta ser lançada na sarjeta na frente do imóvel.

Água do tanque, máquina de lavar ou pia pode ir para a galeria de águas pluviais?
Não. Toda água que sofra alteração pelo uso humano, industrial e comercial é considerada esgoto e deve ser destinada para a rede coletora de esgotos.

pode haver mais de uma ligação de água no mesmo terreno?
No imóvel abastecido por um único ramal predial, com economias de uso distintas e/ou dependências comerciais isoladas, o SAAE poderá executar ligação de água   independentes, desde que o interessado se adeque as especificações/padrões exigidos.

Posso beber água diretamente da torneira?
Sim. A água fornecida pelo SAAE Macaúbas passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade. Para que a água das torneiras esteja em condições ideais para o consumo, é necessário que se faça a limpeza dos reservatórios de água domésticos a cada 6 (seis) meses.

Por que a água pode ficar branca? É excesso de cloro?
Não. Esse fenômeno ocorre quando há aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio e outros gases naturalmente dissolvidos na água, formando microbolhas e gerando essa aparência “leitosa”.
Essa ocorrência é passageira. Para verificar, coloque a água num copo e observe que ela volta a ficar transparente em alguns segundos. Essa água poderá ser consumida normalmente.


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