Últimas Notícias,  Utilidade Pública

O SAAE DE MACAÚBAS DIVULGA LAUDOS TÉCNICOS OFICIAIS COM A QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA AOS SEUS CONSUMIDORES E A QUEM POSSA INTERESSAR

Para conhecimento de quem possa interessar o SAAE no cumprimento do seu papel com zelo à saúde da população macaubense, no que diz respeito à qualidade da água distribuída para consumo.

Há alguns dias atrás foi veiculado em redes sociais especulações falsas sobre a qualidade da nossa água, “que nossa água estava contaminada por agrotóxicos e outras substâncias mais”  se chegou até ao absurdo de veicular comentários que é considerado grande o índice de câncer em nossa região, chegando até a ser afirmado por médicos (não divulgados de onde) que a  nossa água distribuída seria a maior suspeita dessa incidência, dessa forma criou um grande tumulto e insegurança  a todos que dela consome.

O  SAAE de Macaúbas vem a público disponibilizar os resultados períodos mais atuais e assegurar  a todos que consome a água, que independente de qualquer coisa essas análises sempre foram realizadas, para ter a garantia da água distribuída pela autarquia.

Confira os laudos técnicos de Ensaios das águas brutas dos mananciais abastecedores da Sede do município e do Povoa de Santa Terezinha, referentes aos parâmetros de substâncias químicas (inorgânicas, orgânicas e agrotóxicos) que representam riscos à saúde, preconizados nos Padrões de Potabilidade, através da Portaria MS/GM nº 2914/2011 (substituída na atualidade pela Portaria de Consolidação nº 05/2017). Os ensaios foram realizados em Laboratório Especializado contratado pelo SAAE, localizado na cidade de Lauro de Freitas/BA, devido às exigências desse tipo de análise não ser diárias e sim periódicas.

RESULTADO FINAL: BARRAGEM SANTA TEREZINHA

RESULTADO FINAL: RIACHO TINGUIS

Como se vê nos resultados, todos os parâmetros apresentam concentrações abaixo do limite aceitável, estando, por conseguinte, em conformidade com os Padrões de Potabilidade.

Vale informar que o resultado que apresenta o símbolo “menor que” (<) indica a concentração da substância com valor inferior ao limite de quantificação do método (o mínimo que método) preconizado consegue determinar), podendo até mesmo ocorrer inexistência da substância na água analisada. Todos esses resultados como os diários estão disponíveis em nosso site oficial: www.saaemacaubas.ba.gov.br

O SAAE se coloca à disposição para prestar informações complementares que se façam necessárias.

A Direção.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *