Meio Ambiente,  Últimas Notícias,  Utilidade Pública

SAAE DE MACAÚBAS PREOCUPADO COM DESPERDÍCIO DE ÁGUA E DE OLHO NO “GATO” LIGAÇÕES CLANDESTINAS

O SAAE desenvolve um trabalho árduo diariamente, para abastecer de forma satisfatória a população macaubense, onde a cada dia a demanda só aumenta para a mesma ou menos oferta de água. Nesta nota o SAAE, chama a atenção de todos os nossos usuários de água, um maior compromisso com o uso racional e conter os desperdícios, um dos principais problemas com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade, convidamos a todos a desenvolver melhor essa consciência, fazendo sua parte sempre,  já que não conseguimos sobreviver sem água. Nesse sentido, é importante compreender o problema analisando a totalidade da questão, ou seja, a quantidade de água desperdiçada não somente pelo mau uso residencial, mas também pelos equipamentos públicos e práticas econômicas em geral.

As formas mais comuns e citadas de desperdício de água são conhecidas por todos: a torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, a mangueira ligada sem uso, à lavagem de calçadas e carros com mangueiras, os excessos de limpeza em geral, entre outras práticas.

Mas, essa não é a única causa para o problema em questão e que agrava a situação a cada dia, existe os famosos “gatos” ou redirecionamentos de água de forma clandestina e uso a bel prazer, como se a fonte fosse ilimitada, o furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Há anos o SAAE vem tentando combater essa prática ilegal, mas infelizmente, por si só, o seu poder não é suficiente, precisaria de parcerias com toda a esfera do poder público, para erradicar e punir, porque muitas pessoas ignoram a lei e cometem essa irregularidade com esse tipo de consumo, chegando inclusive, a danificar as tubulações para se abastecer de forma fraudulenta, prejudicando e comprometendo todo o sistema, estamos estudando a possibilidade de implantar medidas urgentes em nosso regulamento, com penalidades mais severas e até passivo de processo judicial, para inibir esse abuso, porque o SAAE em muitas vezes, investigam, descobrem e corrige, mas sempre há reincidências.

Desde 1940, com a sanção da Lei nº 2848, furtar água é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Entretanto, mesmo com a clareza da lei, as ocorrências desse tipo de delito não param de ocorrer.

O SAAE de Macaúbas há 40 anos prestando serviços no município, com muita responsabilidade e respeito ao consumidor. “O QUE EU FAÇO É UMA GOTA NO MEIO DE UM ACEANO. MAS, SEM ELA O OCEANO SERÁ MENOR” M.Tereza Calcutá… PENSEM NISSO!!!

O SAAE DE MACAÚBAS CUIDANDO DA NOSSA ÁGUA.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *