Projetos e Obras,  Últimas Notícias

SAAE PATRIMÔNIO MACAUBENSE, MAIS PERTO DE VOCÊ A CADA DIA

O Diretor do SAAE-Serviço Autônomo Água e Esgoto de Macaúbas, o senhor Delcione Oliveira Figueiredo, assumiu a direção em março/2016, e desde então vem aprofundando nos seus trabalhos, dando continuidade e prioridade aos projetos, de melhorias para o melhor atendimento e abastecimento da população macaubense. O SAAE é órgão que sempre procurou atentar para o bom cumprimento das suas obrigações, está em dias com Lei de Transparência Pública, bem como com as publicações legais dos seus  atos. Mas, reconhece necessário levar essas informações também de forma mais detalhadas e com acesso fácil, através das suas redes sociais: site oficial/facebook e dessa forma  se mostrar e despertar o interesse a todo cidadão macaubense , para nos seguir e manter-se informado das nossas atividades diárias e da aplicação dos seus recursos públicos, bem como, despertar também a consciência do uso racional de água e sua importância no nosso dia a dia, que “simples ações,  poderá gerar grandes resultados” pretendemos abordar métodos e dicas de economia e uso racional da nossa água, que a cada dia fica mais escassa. Com essa visão a direção do SAAE, agora outubro/2017, fechou parceria com empresa de publicidade, que juntamente com servidora do SAAE, com grande conhecimento no curso da história da autarquia, irão trabalhar para deixar você bem mais informado. Será feita publicações semanais em nossas redes sociais.

O SAAE é uma autarquia municipal, que foi criada pela lei 10/77 e está prestando serviços no nosso município há mais de 40 anos, conhecemos quase todo o caminho das águas. Ela é uma autarquia com personalidade jurídica própria, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, é como se fosse como qualquer secretaria do município, porém ela tem  autonomia administrativa e recursos próprios, mas está englobada no orçamento geral do município como todas as secretarias e a câmara municipal, conforme demonstra resumo de orçamento anual/2017, abaixo:

Tem obrigação de encaminhar suas prestações de contas a contabilidade do executivo municipal, como: Orçamento Anual, Balancete mensal e Balanço Anual, para que seja incorporados nas prestações de contas do município de forma global.

A Prefeitura Municipal sempre manteve um trabalho de parceria com o SAAE, principalmente no atendimento dos setores rurais.

O seu orçamento de 2017 foi estimado no valor de R$ 4.795.000,00. Tem uma arrecadação média/ mensal de R$ 370.000,00 e uma despesa média/mensal de R$ 350.000,00. Procura sempre manter o seu equilíbrio econômico/financeiro, considerando o seu índice de inadimplência. Todos os seus recursos são gastos e investidos no sistema de água do nosso município. O seu diretor é também gestor e faz sua prestação de contas diretamente ao TCM/BA, bem como, às suas defesas quando notificado e facultado a multa no caso de penalidade. Acesse o TCM abaixo:

Para 2018 a direção do SAAE, fez planejamento de melhorias em redes de distribuição de água nos setores rurais, implantação de tratamento de água, bem como firmar melhor parceria com secretaria do meio ambiente e órgãos afins, com o objetivo de provocar reflexões, ações e conscientização sobre o consumo consciente e a grande importância de se preservar os recursos naturais, que é limitado e essencial à vida no planeta.

O SAAE de Macaúbas, tem quadro de servidores próprio e efetivo (concursados), regido pela Estrutura Administrativa, Plano de Cargos, Carreiras e Salários e Regime Jurídico Único do Município.

Atualmente o SAAE mantém um seu quadro funcional 39 servidores; sendo 32 efetivos e 7 contratados, entre eles estão; Agentes Administrativos, leituristas, Motorista, Técnica em  Contabilidade, Encanador, Serviços Gerais, Operador de ETA, Auxiliar de Operação, Operador de Pequeno Sistema e Agente Operacional, com carga horário de 08 horas/dia. Exceto, Operadores de ETA e Auxiliar de operação trabalham sob regime de escala de turno e Encanadores com plantão de manobras, quando necessário vira a noite na vistoria  ou correção de redes, evitando desperdícios de água, interromper ou prejudicar o abastecimento da população.

Todas as atividades dentro da competência da Autarquia, Como: Compras, Cotação, Licitações, Pessoal, Almoxarifado, Patrimônio, Contabilidade em todas as fases, Publicações, SIGA, Digitalização, Prestação de Contas e Defesa TCM/BA, Controle de Frota, Emissão de Contas, Leituras de Hidrômetros, Ligação, Desligação, Aferição de Hidrômetros, Cobrança, Processos Administrativos, Atendimento Direto com usuário, Atendimento por Telefone, Limpeza, Atende em média de 95% das localidades Rurais, Controle de Arquivo Morto, Fiscaliza e Corrige Ligação Clandestina com Furto de Água, Operação de Bomba, Operação de ETA com análise bacteriológica e Controle de Qualidade da água, Guia Veículos (todos habilitados) e demais serviços correlatos, são realizadas pela equipe de servidores do SAAE, aptos, comprometidos e preparados para um bom desempenho. Foto abaixo: Reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Santa Terezinha.

O gasto mensal da autarquia com pagamento de pessoal/obrigações é de R$ 150.000,00, percentual médio de 42% em relação a sua receita arrecadada, sempre abaixo do que preconceitua a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sua sede vem passando por uma reforma para melhor atender a população do município e oferecer mais comodidade e acessibilidade no atendimento ao público. Bem como reestruturar depósito de armazenamento de tubos e garagem para os veículos da instituição. Abaixo: Fotos da obra em andamento.